Ensaio Boudoir

Fotos Boudoir - Do sensual ao sexy

Sensual Boudoir Ousadia Boudoir Sexy Boudoir
 
 

ENSAIO BOUDOIR - Significado

A palavra boudoir, que tem sua origem na lingua francesa, significa uma pequena sala elegante muitas vezes relacionada com o local onde as aristocratas francesas podiam receber pessoas intimas enquanto descansava ou terminava de se vestir após o banho e pode significar também toucador ou penteadeira, mas de qualquer forma sempre sugerindo a idéia da mulher que ainda não se encontra totalmente vestida ou arrumada. No início do século XX o termo foi apropriado pelos fotógrafos, para classificar um determinado gênero de fotografia realizada em cenários que sugeriam um ambiente intimo feminino.

Os primeiros registros de ensaios boudoir são da década de 1920 e de lá para cá houve uma grande evolução. Hoje o significado de boudoir na fotografia remete a um estilo fotográfico sensual e que algumas vezes devido a um pouco mais de ousadia pode até mesmo chegar ao sexy, porém atendo-se muito mais ao erotismo sugerido, do que a nudez explicita que costuma ser evitada.

É fácil imaginar porque finas lingeries e outros adereços como espartilhos, chapéus, jóias, scarpins, etc... são presença constante nas fotografias boudoir, pois fazem parte do momento em que a mulher está se arrumando e buscando complementos para apresentar a sua melhor aparência, mas como ainda não terminou de se aprontar o que acaba saltando aos olhos é a sua beleza natural, motivo pelo qual nos ensaios boudoir a utilização de softwares de edição de imagem são repelidos com veemência. Cabe ao fotógrafo encontrar os angulos mais favoráveis, o enquadramento adequado, as poses mais sugestivas, a iluminação que revela e ao mesmo tempo esconde o que não se quer mostrar, tudo para que a mulher possa demonstrar suas belas formas sem ser vulgar, atiçando o imaginário masculino mas revelando muito pouco ou quase nada.

Diante de um cenário rico em variações e complementos cenográficos diversos e ainda contando com possibilidade de dosar o grau de sensualidade, os ensaios boudoir acabaram por ganhar diversas vertentes, desde o retrô completamente vintage e recatado e que pede um local decorado a moda antiga, passando pelo boudoir clássico que traz elementos de sensualidade mas que efetivamente não releva quase nada e que muitas vezes utiliza a própria residência onde é mais fácil romper a inibição, pelo boudoir sensual que é pouco coisa mais ousado e é geralmente realizado em estúdio fotográfico, até chegarmos ao boudoir sedutor muito mais moderno e sexy onde é comum a utilização de transparências e locais arrojados como praias, obras e construções abandonadas. A opção por um ou outro tipo obedece ao desejo da mulher e a disponibilidade de um local que permita obter o cenário adequado, assim é comum utilizar suites de hoteis decoradas no estilo desejado, além do estúdio e da residência.

O que leva mulheres comuns a realizar um ensaio boudoir são vários fatores, as noivas porque pretendem supreender seus futuros maridos com uma lembrança da sua juventude e frescor antes da união e que comumente entregam o album como um presente na noite de núpcias, a mulher já não tão jovem porque deseja reafirmar sua feminilidade seja para seu parceiro ou para si mesma, para a recem separada à busca para recuperar sua autoestima muitas vezes arranhada pelo desgaste do fim do relacionamento, para muitas outras porque de repente se apercebem que o tempo passa rápido diante de tantas e atribuladas funções desempenhadas nos pápeis de mãe, esposa, etc... Percebe-se portanto que a idade das mulheres que procuram a fotografia boudoir varia muito, desde as jovens noivas com vinte anos ou menos até mulheres de cinquenta anos ou mais.

 

 
 

Ensaio Boudoir

Significado Fotografia O olhar Dicas Ensaios Contato
Aviso Legal: As fotografias deste site são protegidas pela Lei dos Direitos Autorais - Reprodução proibida!